quinta-feira, maio 03, 2012

Sebastião Salgado

 Sebastião Salgado
Olá gente! Hoje nós vamos falar sobre Sebastião Salgado. Mineiro, formado e pós-graduado em Economia, desistiu da carreira aos 29 anos para se tornar o fotógrafo fotojornalista mais respeitado do mundo. Ele foi obrigado a se exilar em Paris durante a ditadura militar e aperfeiçoou a sua técnica. Foi estudando os cafezais africanos que ele descobriu que a fotografia era o melhor modo de retratar a realidade econômica e social do mundo. Realizou reportagens sobre trabalhadores imigrantes na Europa, a Revolução dos Cravos em Portugal , a guerra civil em Angola e Moçambique,  camponeses na América Latina, refugiados da seca e o trabalho dos médicos e enfermeiros voluntários na Etiópia, Sudão, Chade e Mali entre outros.
Todo o trabalho de Sebastião Salgado é realizado em preto e branco para os observadores se concentrarem na situação retratada, o contexto, o momento, a crítica. O seu trabalho é fortemente influenciado pela técnica do ”mometo decisivo”, que iremos falar mais para frente.
            As fotos de Sebastião nos levam a um mundo subjetivo, de reflexão, no qual sentimos o que ele sentiu ao fazê-la. Sebastião produz imagens que chocam, comovem e nos fazem pensar. A linguagem por traz da arte fotográfica tem como objetivo mostrar o que não é possível ver diretamente: ações, reações, sentimentos, pensamentos.











Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores